ILUMINAÇÃO: DESCUBRA OS PRINCIPAIS TIPOS DE LÂMPADAS DO MERCADO E SUAS DIFERENÇAS. APÓS LER ESSA MAT

Já reparou que com o passar dos anos nós mudamos radicalmente o modo como compramos uma simples lâmpada para substituir aquela que queimou na sala? Há alguns anos iríamos ao supermercado e pegaríamos qualquer uma (afinal eram todas praticamente iguais). Hoje em dia comprar uma lâmpada exige um conhecimento extra, já que há uma infinidade de tipos e modelos disponíveis e a missão de trocar aquela lâmpada queimada já não é tão simples.

Pensando nisso, preparamos um pequeno guia para te ajudar a não passar apuros na hora da escolha de uma lâmpada nova.

LÂMPADA INCANDESCENTE

São as lâmpadas mais antigas que usamos no Brasil. Como seu consumo de energia é muito alto, elas foram aos poucos sendo substituídas por lâmpadas mais eficientes como as fluorescentes e as de LED. As lâmpadas incandescentes estão sendo retiradas do mercado aos poucos desde 2015.

Aproximadamente 95% de toda a energia usada pelas lâmpadas incandescentes se perdem na forma de calor (por isso elas esquentam tanto!) e apenas 5% dessa energia acaba se transformando em luz.

APLICAÇÃO: A luz amarelada gerada por essas lâmpadas dá a sensação de conforto ao ambiente e por isso ainda é usada em sancas, abajures e lustres. Mas atenção com um ponto: elas esquentam demais e podem prejudicar a temperatura ambiente.

CONSUMO: de 40W a 100W.

DURABILIDADE: aproximadamente 1.000 horas.

LÂMPADA HALÓGENA

As lâmpadas halógenas tem um funcionamento muito parecido com as

incandescentes, porém, com maior potência, já que consegue recuperar o calor gerado por ela mesma.

Dentro de seu bulbo existem gases especiais e elas são projetadas com diversos ângulos de projeção de luz, fazendo com que as lâmpadas halógenas sejam perfeitas para iluminar objetos ou detalhes na decoração.

APLICAÇÃO: O feixe de luz direcionada das lâmpadas halógenas ajudam a destacar pontos específicos do ambiente, como obras de arte e móveis. Para iluminação geral é aconselhado o uso em sancas de gesso ou em luminárias de trilho. E cuidado, pois estas lâmpadas esquentam quase tanto quanto as incandescentes.

CONSUMO: de 28W a 70W.

DURABILIDADE: aproximadamente 5.000 horas

ECONOMIA (EM COMPARAÇÃO COM LÂMPADAS INCANDESCENTES): até 30%

LÂMPADA FLUORESCENTE

As lâmpadas fluorescentes se popularizaram no Brasil após a crise energética que

afetou o país no início dos anos 2000.

Estas lâmpadas funcionam em conjunto com um reator e podem ser do tipo tubular (aquelas usadas em cozinhas e escritórios) e compactas (as que usamos para substituir as incandescentes).

APLICAÇÃO: as lâmpadas fluorescentes são vendidas nos mais diversos formatos, o que facilita sua aplicação em diversos casos, como paflons, sancas, pendentes e nichos. Sua luz pode ser tanto branca quanto amarela, e não esquenta tanto quanto as incandescentes e halógenas.

CONSUMO: de 8W a 20W.

DURABILIDADE: até 24.000 horas (depende do modelo e formato).

ECONOMIA (EM COMPARAÇÃO COM LÂMPADAS INCANDESCENTES): até 80%

LÂMPADA DE LED

As lâmpadas de LED são os maiores aliados dos arquitetos e decoradores atualmente,

pois permitem que a imaginação seja o limite para projetos luminotécnicos.

As Lâmpadas de LED não emitem muita luz, por isso, para iluminar um ambiente grande são necessários várias delas.

Seu custo ainda é bastante elevado porém, se fizermos as contas elas ainda são a melhor opção a longo prazo, porque são de longe as mais econômicas do mercado (até mesmo mais que as fluorescentes).

APLICAÇÃO: não há limites para a aplicação dos LED em uma residência. Podem ser usadas em fitas dentro da sanca (as fitas do tipo RGBW mudam de cor com a ajuda de um controle e permitem diversas combinações), destacando objetos ou em spots direcionados, que embelezam qualquer ambiente. Como não emitem raios UV, elas não danificam quadros e móveis antigos.

Há ainda a opção por lâmpadas dimerizáveis em que é possível controlar sua intensidade através de um controle que dá um toque de sofisticação e modernidade a qualquer ambiente!

CONSUMO: de 4W a 10W.

DURABILIDADE: até 50.000 horas (depende do modelo e formato).

ECONOMIA (EM COMPARAÇÃO COM LÂMPADAS INCANDESCENTES): até 95%

Fonte: Ecocasa, Revista Cláudia, Casa Show.

INTEGRAÇÃO COM A AUTOMAÇÃO. (CENAS DE ILUMINAÇÃO)

Já imaginou como seria se você chegasse em casa e todas as luzes se

acendessem automaticamente? Ou apertando somente um botão do seu celular todas elas se apagassem, você estando na sua cama pronto para dormir ou em qualquer lugar do mundo?

Que tal acender somente as lâmpadas que você deseja, valorizando aquele jantar maravilhoso ou deixando a sala pronta para um filme? E o melhor, tudo pelo seu celular ou tablet!

Hoje isso já não é exclusividade das mansões de cinema! Com os sistemas automação da Stark Smart House você pode ter isso e muito mais com preços acessíveis e tecnologia de ponta!

Nos procure para conhecer mais sobre automação residencial e transformar sua casa em uma verdadeira casa inteligente!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Vitor Vitorino. Criado orgulhosamente com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon