SMART TV: Com dificuldades para escolher a TV para sua sala? Leia este pequeno artigo que iremos aju

Já se foi o tempo em que as TVs pesavam mais que uma cesta básica, né? Hoje em dia é comum ver as pessoas saindo de uma loja com a TV nova em baixo do braço, o que há alguns anos era impensável!

Mas a tecnologia das TVs evoluiu tanto que ficou difícil escolher uma que seja a ideal para nossas necessidades. Este pequeno guia vai te ajudar a entender melhor as tecnologias e nomenclaturas atuais e com isso facilitar a sua escolha:

LCD

As TVs de LCD foram as grandes responsáveis por popularizar as TVs de tela fina no

mercado. Sua tela é feita de cristal líquido e uma lâmpada incandescente no centro da parte de trás da tela, que ilumina os pontos da tela (os pixels) em cores primárias, formando as imagens.

As TVs de LCD são indicadas para ambientes com bastante claridade, pois sua tela reflete pouco a luz externa, porém, o ângulo de visão dela é mais limitado, o que na pratica atrapalha a visão de quem está sentado mais ao lado dela.

LED

As TVs de LED são a evolução natural das LCD. Elas têm basicamente a mesma

tecnologia, porém, em vez de usar uma lâmpada incandescente centralizada, elas usam LEDs posicionados nas laterais da tela.

Elas oferecem uma qualidade incrível que fica mais evidente em telas a partir de 32”. Suas cores ficam mais vivas e a transição das imagens ocorre de forma mais natural.

As TVs de LED são bastante dinâmicas, podendo ser usadas em praticamente todos os ambientes e em qualquer tamanho.

PLASMA

Achou que as TVs de plasma eram peça de museu junto com a velha TV de tubo? Pois

saiba que elas continuam no mercado e com a evolução da tecnologia elas se tornaram uma ótima opção para quem quer fazer uma sala de cinema em casa.

As TVs de plasma funcionam com células independentes que transmitem as cores através de uma reação química. Quando a cor preta é necessária, a célula fica totalmente apagada, o que realça muito mais as demais cores e evita com que o preto fique acinzentado. Os primeiros modelos apresentavam um problema chamado de “burn-in” que dava a impressão que a imagem anterior ficava aparecendo (como um fantasma), o que deu a má fama a esse tipo de aparelho.

OLED

A última palavra em termos de tecnologia em telas de TVs são as OLED. Nesse tipo de

TV cada pixel emite sua própria luz, eliminando a necessidade de luz traseira de LED, o que traz uma impressionante evolução de qualidade.

São extremamente finas (sua espessura é quase a de um celular) e consomem pouca energia.

Também existem as OLED curvas que deixam a imagem com a mesma qualidade em todos os pontos da sala, mesmo pra quem está sentado muito ao lado da TV.

TAMANHO

As telas de TV, monitores e celulares são medidas em polegadas. Mas você sabia que

essa medida é feita na diagonal da tela (como mostra a imagem ao lado)? Pode acontecer de parte da tela estar escondida por baixo da moldura da TV, dando a impressão que uma TV ter tamanho diferente da outra, mesmo que elas tenham as mesmas polegadas.

É importante saber também qual o tamanho ideal da TV para a sua sala. Vamos falar mais sobre isso em um próximo post.

RESOLUÇÃO

Um item importante que deve ser levado em consideração quando escolhemos uma TV é a sua resolução.

Resolução nada mais é do que a qualidade da imagem exibida na TV. Ela é medida em pixels, que são aqueles pontinhos que vemos quando nos aproximamos da tela. Quanto mais pixels a TV tem, melhor é a qualidade da imagem. Veja quais são os mais populares:

HD (1280 X 720): As TVs em HD (High definition – alta definição) apresentam cores

mais vivas e melhor contraste do que as TVs de tubo mas quando a tela é muito grande a imagem pode ficar um pouco desfocada.

Full HD (1920 X 1080): São as TVs mais comuns hoje em dia. Apresentam resolução superior a HD e já não apresentam o problema relacionado ao tamanho. É importante que o sinal digital esteja disponível em sua cidade e que você use cabos HDMI na sua TV para que todo o seu potencial seja alcançado.

4K ou Ultra HD (3840 X 2160): Uma TV 4K apresenta 4 vezes mais pixels que uma TV Full HD, e por conta disso a qualidade da imagem é indiscutível. Você quase não vai ver os quadradinhos da imagem nem de muito perto! E o tamanho da tela também não é problema.

SMART TV

Hoje em dia nenhum termo é mais discutido quando se fala em TV do que esse: Smart

Tv. Mas afinal de contas o que é isso?

Uma Smart TV nada mais é que uma TV preparada para você acessar a internet e usar diversos aplicativos, como YouTube e Facebook.

Sabe aquela série que você quer ver no Netflix? Em uma Smart TV é só acessar o aplicativo e pronto!

Também é possível conectar câmeras na Smart Tv, e com isso acessar aplicativos como o Skype para vídeo conferencias e ver o conteúdo do celular através dela.

3D

Não é só no cinema que você pode ver aquele filme em 3D! As TVs com óculos em 3D

são bastante populares no mercado.

Mas para ver um filme, show ou jogo em 3D é preciso que o blue-ray também seja em 3D. Alguns canais de TV a cabo já oferecem conteúdo em 3D para seus assinantes.

Fique atento na escolha dos óculos 3D da sua TV. Os que usam baterias são mais pesados. Os que não usam são parecidos com os do cinema.

Também já existem TVs que não usam mais os óculos para exibir conteúdo em 3D.

Fontes: Olhar Digital, Revista Veja, Magazine Luíza.

CONTROLE SUA TV PELO CELULAR COM A AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Com a automação residencial é possível controlar tudo na sua Smart TV através do celular ou tablet. E o melhor: você pode deixar o controle do seu jeito, somente com os botões que você usa e com atalhos para os seus canais favoritos.

Também é possível programar cenas para ligar todos os aparelhos do seu home theater (TV, Blue-ray, DVD, receiver), para que eles liguem ao mesmo tempo, e em conjunto com o controle da iluminação, fazer aquele cinema em casa com apenas um toque!

Procure a Stark Smart House para saber mais!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Vitor Vitorino. Criado orgulhosamente com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon